1 de outubro de 2014

Sobre: Legião Urbana e Renato Russo

Olá, caríssim@s! Hoje eu venho trazer algumas curiosidades sobre a minha banda predileta. Desenvolvi amor por Legião Urbana ao ouvir “Pais e Filhos” que meu irmão gostava muito de ouvir e me mostrou outras músicas. Dentre elas “Mais uma vez”, “Meninos e Meninas” e “Strani amore”. As outras eu comecei a ouvir sozinha. Ele baixou todos os álbuns e eu fui ouvindo algumas e me apaixonando por elas. Renato realmente sabia como me fazer ficar ouvindo as suas músicas por horas e me identificar com muitas delas.






Minha banda predileta, mas que infelizmente nunca verei nenhuma de suas apresentações já que nosso querido Renato se foi, deixando para trás uma legião de fãs que sentem muito a sua ausência com músicas de cunho político e romântico. Sim, eu amo demais as músicas dele, me identifico com muitas delas e elas têm uma capacidade de me acalmar que é incrível. Espero que gostem do post!



1- “Urbana Legio Omnia Vincit” – frase em latim que está em quase todos os discos lançados quer dizer “Legião Urbana vence todas as coisas” e foi uma adaptação feita por Renato Russo do estadista romano Júlio César, que dizia "Romana Legio Omnia Vincit”.



2- Quando perguntado sobre qual era a sua música que mais gostava Renato Russo sempre dizia: Giz, pois a música era perfeita e não faltava nada.



3- A música “Daniel na cova dos leões” remete ao sexo oral. A letra não tem muito sentido, mas quando a lemos novamente sabendo a que se refere, verifica-se o sentido e nojento, por sinal.



4- A música “Clarisse” só foi lançada após a morte de Renato Russo, que não quis lançá-la, pois, segundo ele, incitaria o suicídio de várias pessoas.



5- Ao final da música “Vento no Litoral” é possível ouvir os toques de outra música: “Criança feliz, feliz a cantar. Alegre embalar seu sonho infantil. Ó meu bom Jesus, que a todos conduz, olhai as crianças do nosso Brasil”.



6- A revelação da homossexualidade de Renato Russo não afetou em nada, o que o distanciou dos outros integrantes da banda foi sua dependência química.



7- Antes de ser “Legião Urbana” a banda era chamada de “Aborto Elétrico” que teve seu fim quando Renato brigou com o baterista da banda.



8- Depois do famoso show em Brasília, onde houve quebra-quebra e dezenas de feridos, os fãs colocaram frases nos muros da cidade, dizendo: “Legião, não volte mais!”. Renato Russo prometeu que nunca mais faria um show em Brasília e realmente aconteceu.




9- O disco “Legião Urbana 2” que é o segundo disco da banda, era pra ser “2” de duplo, mas a gravadora não concordou.



10- Renato Russo tentou se matar quando soube que estava com AIDS.



11- O nome real de Renato Russo é Renato Manfredini Junior e passou a usar “Russo” em homenagem ao filósofo Jean Jacques Rousseau, que defendia o ideal do “bom selvagem”, ou seja, o homem nasce bom, a sociedade é que o corrompe.



12- A música “Eduardo e Mônica” foi feita para um casal de amigos de Renato que realmente existiu, mas não se sabe o nome verdadeiro.



13- Renato Russo sempre errava a música “Índios” e sempre precisava da ajuda da plateia para relembrá-la ela é realmente muito difícil.



14- A música cantada por Cássia Eller “Por Enquanto” é de autoria de Renato Russo, mas ele sempre dizia que preferia a música na voz dela.



15- Renato Rocha, ex-baixista da Legião Urbana, se tornou mendigo no Rio de Janeiro.



16- A música de maior duração da banda é “Metal Contra as Nuvens” com 11 minutos e 30 segundos.



17- Renato Russo fez a música “Vento no Litoral” para seu namorado que morreu de AIDS.



18- Renato Russo morreu em 11 de outubro de 1996, em consequência de complicações causadas pela AIDS, pesando somente 45 quilos e deixando um filho de 7 anos. Renato pediu que seu corpo fosse cremado e suas cinzas jogadas no Sítio Burle Marx.




É isso aí, galera, reuni as melhores curiosidades pra vocês e espero que gostem e reconheçam algumas músicas! Grande beijo a todos!




Bons rabiscos e boas cenas

22 comentários:

  1. Como ele mesmo dizia: "os bons morrem jovens". Era um poeta e tanto.
    De coração, adorei esse post s2

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Confesso que não conhecia muito a banda, mas adoro as músicas.
    Uma pena não podermos conhecer esse grande ídolo.
    Fiquei chocada com a informação 15!
    Adorei o post ^^
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Eli! Eu também fiquei chocada, fui descobrir um dia desses!
      Que bom que gostou, grande beijo

      Excluir
  3. Ótimo post! Conheço algumas músicas da banda, e de fato, são muito boas.
    A 15ª informação, me deixou em choque. Não fazia ideia disso...
    Adorei mesmo!
    Beijo;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei bem assustada com essa informação, descobri um dia desses!
      Grande beijo!

      Excluir
  4. Gosto de pouquíssimas músicas deles, mas elas são especiais.
    Ele era realmente um poeta

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  5. Amo a música Vento no Litoral, meu pai tem uma coleção deles! hahaha
    Amei seu post <3

    www.pqnsdetalhes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que gostou! O que eu tenho é somente os álbuns! Grande beijo

      Excluir
  6. oi ^^
    Eu conheço algumas músicas, mas somente isso, não sabia de quase nada das coisas que você postou. Não sabia do show com acidentes em brasília, da escolha do nome artístico dele, que um ex integrante virou mendigo o.O nem que a música eduardo e mônica foi inspirada em um casal de verdade! gostei bastante ><

    tem postagem nova no meu blog
    te espero por la
    bjs

    dudikobayashi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post! Com certeza vou passar lá, lindona!
      Grande beijo

      Excluir
  7. Muito lindo o post Carol fiquei assim de boca aberta agora por que tem uma musica desta lista que você passou que eu cantava na escola no 2 ou no 3 ano e nei sabia que era deles, gostava muito desta musica.

    Fiquei com dó por ele ter deixado na época um filho de 7 anos.
    Meus colegas da escola fala nesta tipos de banda mais eu não sou fã.

    beijinhos vim agradecer por está sempre lá no meu cantinho, seja sempre bem vinda flor.

    beijinhos do fundo <3
    http://heyraah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço por estar sempre por aqui, lindinha! Que bom que gostou do post!
      Grande beijo!

      Excluir
  8. Olá Carol...
    Adorei conhecer mais sobre a banda e ficou muito bom seu post de curiosidades!

    Beijos
    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Eu não peguei essa época, nasci beem depois e não conheci a banda quando criança. Se ouvia as músicas, foram poucas. Hoje não curto muito, uma ou outra eu gosto e sei cantar, mas o resto não é o meu ritmo *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nasci dois anos depois da morte dele, mas meu irmão ouvia muito! Peguei o costume, rs...
      Beijos!

      Excluir
  10. Nossa adorei esse post e
    fiquei impressionada com algumas curiosidades.
    Nao sou fã da banda, mas adoro algumas músicas,
    da para viajar em imaginações haha ❤

    http://diariolovely.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gosta das músicas!! Ele era um poeta maravilhoso!

      Excluir
  11. poxa como não ama-los, são completamente foda kk bjinhos

    luizacharme.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

→ Se for seguir o blog, me avise o mais rápido possível pra que eu possa retribuir!
→ Deixe o link do seu blog para que eu possa visitá-lo
→ Volte sempre ♥

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger