15 de setembro de 2014

Troca equivalente – Anime "FullMetal Alchemist"

Olá, pessoas!! Hoje eu venho trazer um anime que eu gosto bastante pelo impacto e sua lição de vida. O anime é “FullMetal Alchemist” da mangaká Hiromu Arakawa que conta a história de dois irmãos que desenvolveram o talento da alquimia herdada do pai deles que os abandonou ainda crianças. Com o pai ausente, eles se apegaram demais à mãe que morreu muito cedo, criando nos dois a determinação de trazê-la de volta.






Leia a sinopse:



Full Metal Alchemist conta a história de dois irmãos: Edward e Alphonse Elric, eles tentam recuperar seus corpos, já que os perderam na tentativa de ressuscitar sua mãe, que morrera misteriosamente quando eles haviam 8 e 7 anos. Edward e Alphonse moravam com sua mãe apenas, já que seu pai fora embora para se alistar ao exército como alquimista nacional. Eles começaram a estudar alquimia com os livros de seu pai, assim faziam sua mãe feliz, pois ela sempre se lembrava do pai deles. Quando tentaram reviver sua mãe, algo deu errado e Edward perdeu parte de sua perna esquerda e Alphonse o corpo todo. Para salvar a alma de Alphonse, Edward trocou seu braço direito e o colocou em uma armadura mecânica. Edward passou aos 12 anos no teste de Alquimia nacional e recebeu o título de FullMetal Alchemist. Três anos depois nossa história começa pra valer, Edward agora com 15 anos e Alphonse com 14 anos, na busca deles pela Pedra Filosofal, uma pedra que pode criar objetos do nada, que Edward acredita que possa trazer seus corpos de volta, mas talvez nem possa existir e percebem que não são somente eles que estão atrás dela.

A história, além de contar a saga de dois irmãos, enfoca também na magia chamada “alquimia” que tem como base a “Lei da Troca Equivalente”. Para criar algo de igual valor, tende-se a perder outro de igual valor. Usa-se um círculo de transmutação e algo que quer criar ou consertar.



Os irmãos faziam muitas coisas utilizando a alquimia do seu pai para deixar a mãe feliz. A mãe deles chamava-se Trisha. Quando ela morreu, eles foram estudar alquimia humana e, mesmo sabendo que era proibido a transmutação humana, eles tentaram ressuscitá-la. Porém, Edward perde o corpo do irmão e também perde uma perna. Para trazer a alma de seu irmão de volta, ele oferece seu braço em troca para colocar a alma de Alphonse em uma armadura. Após o incidente, Edward começa a utilizar perna e braço mecânicos, denominados “auto-mail’s”.
Edward descobre a possível existência da Pedra Filosofal e então passa a procurá-la. Para isso, precisa ter acesso aos livros principais que apenas os alquimistas do estado podem ter. Isso leva Edward a tentar conseguir o título, mesmo sendo muito novo.



Quando o dia da avaliação chega, Edward e outros alquimistas são testados. Vários fazem coisas esplêndidas com sua alquimia. Porém uma delas deu errado e quase causa a morte de alguns alquimistas. A tragédia não ocorre graças a Edward que conseguiu desfazer a bagunça sem usar um círculo de transmutação, que até então se considerava impossível realizar transmutação sem um círculo. Isso faz com que todos fiquem boquiabertos com a capacidade de uma criança e, assim, Edward consegue o relógio de prata, símbolo de “Alquimista do Estado”. Porém, esse título faz com que algumas pessoas odeiem o Edward até porque os “alquimistas do estado” são considerados cães do exército pela guerra acontecida em Ishval (em algumas reproduções o país é chamado de Ishbal). Após o desfecho de sua avaliação, ele recebe uma carta do Fuhrer (o chefão do exército, haha) com seu novo nome: FullMetal Alchemist.
No Brotherhood (explicação abaixo), Edward é convidado a ser um alquimista do estado pelo Coronel Roy Mustang que descobre a façanha de Ed e entrega a ele o relógio.



Edward não se incomoda com isso e decide ir atrás do que realmente precisa e sempre provando que ele não é um cão do exército. Edward apesar de ser uma criança, consegue ser muito sábio e sair de diversas situações com inteligência e bom humor.
O anime nos mostra também que, apesar de toda a dificuldade passada pelos irmãos, eles nunca perdem a piada. A comédia tem um papel importante na história. Nos momentos mais tensos ou dramáticos, não é raro ver uma piada inserida casual e repentinamente. Principalmente quando Edward é chamado de baixinho ou confundem seu irmão (a armadura imensa) com o Alquimista do Estado. Até porque Al é muito grande e chama muito mais atenção do que Ed e essas passagens são realmente muito engraçadas.



Além disso, a relação entre os personagens é outro ponto forte. O amor de Ed e Al é explícito e a preocupação com as pessoas que eles conhecem ao longo de seu caminho também é visualizado. Ed nunca quer matar ninguém e esse é seu princípio. A confiança entre os irmãos é um dos exemplos mais fortes do anime, seguido pela amizade deles com os Rockbell (Winry e vovó – falarei sobre esses personagens mais abaixo), a rivalidade amistosa entre Ed e Roy Mustang e o companheirismo entre o coronel e seus subordinados.




Ed consegue descobrir a essência da Pedra Filosofal e fica muito decepcionado e triste, porque o ingrediente é cabuloso!! Ele fica sem esperança e não sabe o que fazer para recuperar seus corpos normais.
Alguns personagens importantes morrem ao decorrer da história, o que deixa os irmãos muito tristes. Além disso, descobrem a presença de “homúnculos” que são humanos criados por transmutação humana que deram errado. Eles precisam lutar contra essas criaturas malígnas.



Curiosidades sobre os personagens:
Winry e Vovó Rockbell – Pinako (vovó) é quem cuida dos meninos quando perdem a mãe e é uma mecânica de auto-mail, fazendo o braço e perna mecânicos de Ed. Winry, neta da Pinako, perdeu os pais na guerra de Ishval e só foi descobrir depois de algum tempo. No primeiro anime, o assassino é uma pessoa e no “Brotherhood” é outra pessoa ‘-‘























Roy Mustang – alquimista nacional do fogo e é extremamente engraçado e sábio.



Scar – um ishvaliano que tem um braço destruidor (no anime conta como ele conseguiu esse braço) e vai atrás dos alquimistas nacionais e os matam como vingança da guerra.



Coronel Maes Hughes – um coronel que vive a vida falando da esposa e da filha, mas um homem totalmente íntegro, bondoso e sábio.




Coronel Armstrong – um monstro de todo tamanho Nosso querido coronel Alex Louis Armstrong é totalmente engraçado e musculoso, além de ser um loiro bonitão de olhos azuis. kkkkkk –sqn



Homúnculos – são humanos criados artificialmente que são designados como os sete pecados capitais: Envy (inveja), Gluttony (gula), Greed (ganância), Lust (luxúria), Pride (orgulho), Sloth (preguiça), Wrath (ira). Aos poucos vamos descobrindo a história de alguns dos homúnculos.



Maria Ross – tenente Ross, subordinada de Armstrong, encarregada de proteger os irmãos Elric.



Izumi Curtis – é a sensei, a professora dos irmãos Elric que também fez uma experiência de transmutação humana.



Riza Hawkeye – Primeiro tenente e braço direito de Coronel Mustang.



Tim Marco – médico estudioso que descobriu a fórmula da pedra filosofal.



Fuhrer King Bradley – é o fuhrer, chefão do exército que descobrimos algo estarrecedor sobre ele no final do primeiro anime, já no “Brotherhood” descobrimos esse segredo logo no início.



Já que toquei nesse assunto de dois animes, eu explico: o primeiro anime só segue o mangá até a metade dele, depois diverge brutalmente, mudando alguns homúnculos. Além disso, tem um final vago, tendo o enredo concluído com um filme: “FMA: O conquistador de Shamballa”. Já o segundo anime, o chamado FullMetal Alchemist: Brotherhood” é o mais fiel ao mangá, aparecem outros personagens e o personagem misterioso Hohenheim é muito mais elaborado em Brotherhood.



Minha opinião, eu gostei muito do primeiro anime, apesar do final não ter me agradado tanto.  Sabendo da outra história, ainda estou assistindo o Brotherhood em que as histórias são quase as mesmas, porém acontecem em episódios diferentes, em locais diferentes e com pessoas diferentes. Se eu assistisse somente o Brotherhood, ficaria muita coisa em dúvida na cabeça até porque o primeiro anime tem algumas coisas que são mais explicadas do que no segundo. Então, sugiro que assistam aos dois!



Eu simplesmente amo a história de “FullMetal” até porque a lição retirada dele é totalmente incrível. Sem contar que a história é engraçada, flui muito bem e o amor e a confiança sempre em primeiro lugar entre os amigos e familiares. Vemos também o empenho e preocupação de cada um.
É uma delícia de assistir! Recomendo a todos! Se alguém já assistiu, comente para eu saber a experiência!




Um grande beijo e até a próxima!! ♥♥

7 comentários:

  1. Oi!
    Não acompanho animes, mas a história desse parece ser maravilhosa.
    Só não começo á acompanhar porque já tenho minhas séries e não sobraria tempo para isso também :c
    Adorei o post
    Beijos
    Construindo Estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahh, sim... mas um anime é sempre bom pra intercalar com série, rs
      beijosss

      Excluir
  2. Curto animes e não conhecia esse.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem? O meu blog está participando de um projeto chamado ''x blogueiros, x fotos no dia x'' já ouviu falar? São os famosos X on X (4 on 4, 6 on 6...). Esse projeto é um projeto coletivo, é bem bacana para estreitar laços na blogosfera pois você conhece outras pessoas e suas fotos serão divulgadas para os leitores daquele blog e vice-versa. Para quem não sabe como funciona o projeto, é bem simples: reúna um valor x de participantes, o número de participantes será o número de fotos a serem tiradas por cada membro e deverão ser postadas no dia que for a quantidade de pessoas. Entenderam? 6 on 6: 6 blogueiros, postando 6 fotos no dia 6. O projeto pode possuir um tema mensal ou não. E queríamos saber se você não topa participar com a gente? É uma forma de divulgar os nossos blogs e ainda assim mostrar conteúdos aos leitores.

    ResponderExcluir
  4. Oi, linda!

    Faz muito tempo que não vejo um anime, mas eles são super legais. E este então?.
    Pelo que você contou vou amar assistir. Espero voltar para eles um dia.

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou com uma lista imensa para assistir, só que cadê o tempo? KKKKK
      Espero que veja sim, um grande beijo e volte sempre ♥

      Excluir

→ Se for seguir o blog, me avise o mais rápido possível pra que eu possa retribuir!
→ Deixe o link do seu blog para que eu possa visitá-lo
→ Volte sempre ♥

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger