4 de setembro de 2014

Resenha #5: "O Guardião de Memórias" - Um romance absolutamente fascinante

Olá de novooo, galera, haha.
Bom, agora eu venho trazer um romance que eu, particularmente, amei!! O post ia sair antes, mas faltou energia aqui e eu só consegui finalizar agora, além disso, atrasada pra faculdade... mas ok ok, promessa é promessa né?
O livro é “O Guardião de Memórias” de Kim Edwards, uma romancista estreante que escreveu um livro de cortar o coração.








Vamos à sinopse?


Com mais de três milhões de exemplares vendidos nos Estados Unidos, O Guardião de Memórias é uma fascinante história sobre vidas paralelas, famílias separadas pelo destino, segredos do passado e o infinito poder do amor verdadeiro. Inverno de 1964. Uma violenta tempestade de neve obriga o Dr. David Henry a fazer o parto de seus filhos gêmeos. O menino, primeiro a nascer, é perfeitamente saudável, mas o médico logo reconhece na menina sinais da síndrome de Down. Guiado por um impulso irrefreável e por dolorosas lembranças do passado, Dr. Henry toma uma decisão que mudará para sempre a vida de todos e o assombrará até a morte: ele pede que sua enfermeira, Caroline, entregue a criança para adoção e diz à esposa que a menina não sobreviveu. Tocada pela fragilidade do bebê, Caroline decide sair da cidade e criar Phoebe como sua própria filha. E Norah, a mãe, jamais consegue se recuperar do imenso vazio causado pela ausência da menina. A partir daí, uma intrincada trama de segredos, mentiras e traições se desenrola, abrindo feridas que nem o tempo será capaz de curar. A força deste livro não está apenas em sua construção bem amarrada ou no realismo de seus personagens, mas, principalmente, na sua capacidade de envolver o leitor da primeira à última página. Com uma trama tensa e cheia de surpresas, O Guardião de Memórias vai emocionar e mostrar o profundo - e às vezes irreversível - poder de nossas escolha.



O livro nos mostra que David Henry teve que fazer o parto dos filhos gêmeos e ele nem sabia que seriam dois, com a ajuda de sua enfermeira e amiga Caroline. Paul é o primeiro bebê a nascer e é lindo e saudável. Já a menina, Phoebe, ao nascer ele já percebe traços incomuns nela, o que o faz retornar a um passado doloroso: Phoebe tem síndrome de Down, a mesma doença que sua irmã tinha.
David, querendo poupar a si mesmo e a mulher de um provável sofrimento, entrega a menina nas mãos de Caroline e pede que ela a leve a um abrigo e inventa a morte do bebê para a esposa.
Caroline se apega demais a criança e, vendo a estrutura do abrigo que David a manda levá-la, ela não consegue deixá-la ali. Vendo aquele rostinho tão frágil e o corpinho tão pequeno, Caroline a leva consigo e decide que ela mesma irá cria-la.



A partir daí, os anos se passam e o vazio que Phoebe deixou na família não se fecha. David se sente cada vez mais culpado por tudo e se distancia da mulher que tanto ama, evitando principalmente o assunto bebê e passa a cobrar demais de si mesmo e de seu filho. Além disso, ele se tranca em um estúdio de fotografia e até mesmo compra uma nova câmera que a apelidou de “Guardiã de Memórias”. É com ela que ele fica obcecado em tirar fotos de crianças para ver se substitui o vazio deixado pela pequena.
Norah, sem aguentar mais a distância do marido e cansada de ser sempre a correta, começa a ter aventuras amorosas extraconjugais e se entrega ao álcool.
Paul é a grande vítima da desordem familiar, pois consegue perceber que seus pais estão mais preocupados com a irmã supostamente morta do que com ele que está vivo.
Não muito longe dessa família desestruturada, Caroline educa a menina Phoebe e lhe dá toda a atenção e carinho que ela precisa, sempre lutando contra preconceitos e para que ela tenha uma vida saudável e normal, dentro de suas limitações.



Gente, eu não vou me estender muito porque se contar eu irei estragar toda a surpresa da história! Sinto que ficou muito pequeno, mas eu sei que se eu contar não vai ter graça nenhuma e eu vou só estragar tudo! Então coloquem esse livro na listinha de vocês!
O livro fala muito de autoconhecimento, descobertas, culpa, decisões, amor, família... vários temas importantes. O principal deles é abordar como uma decisão pode mudar toda uma vida!




Então é isso, galera, o livro é muito bom, vale a pena ler e se emocionar com esse livro! Sem contar que o final dilacerou meu coração...



Às vezes, a vida não dá o tempo necessário pra que você conserte tudo...




         Gostaram da dica? Grande beijo e até a próxima! ♥

12 comentários:

  1. Oi!
    Parece ser um livro muito emocionante. Antes mesmo de ler já fiquei indignada com a atitude do pai.
    Vou adicioná-lo á minha lista, fiquei com vontade de ler.
    Beijos
    Construindo Estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, linda!!
      Acredito que você lendo o livro, mesmo com essa atitude você entenderá os motivos dele! Mesmo sendo muito contra a atitude dele, a intenção dele foi de proteger, mesmo sendo a atitude errada! Enfim, só você lendo mesmo pra entender, Haha, você não vai se arrepender!

      Excluir
  2. Oi!
    Adoro esse livro, muito emocionante! Chorei demais hahahha
    Obrigada pela visita no meu blog! Ah, e leia A seleção mesmo, é muito bom!
    Beijos!
    http://www.cantinhodanike.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que já leu!! Ele é lindo demais! Que isso, linda, eu gosto do seu cantinho!! Volte sempre! Beijosss

      Excluir
  3. Oi xará !! Amei seu cantinho :)

    Eu vi esse livro no submarino eu acho até me interessei pela capa e pela sinopse principalmente mas pelo preço (um pouco salgado) acabei deixando de lado . Mas pela sua resenha é um livro que realmente vale a pena investir! Fiquei super curiosa :)

    Abraços , Carolina
    http://dezenove--primaveras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi xará *-* Haha
      Nossa, eu comprei na Saraiva, achei super barato!! Acho que lá você encontra em um preço mais em conta! Vale a pena ler!
      Volte sempre, linda!

      Excluir
  4. A sinopse me chamou bastante a atenção, com certeza eu vou ler parece bem interessante
    ⋙ Um beijo, te espero no blog
    blog Livros com café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, linda!
      Volte sempre...
      Com certeza vou passar lá! Beijoss

      Excluir
  5. Oi Carolina =)

    Este livro está na minha lista de desejados há muito tempo, e até agora não o comprei =/
    Parece ser uma história tocante, eu espero poder ler em breve. Ótima resenha e dica =)

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, querida. Vale a pena!! É uma história maravilhosa!!
      Beijosss , volte sempre!

      Excluir

→ Se for seguir o blog, me avise o mais rápido possível pra que eu possa retribuir!
→ Deixe o link do seu blog para que eu possa visitá-lo
→ Volte sempre ♥

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger