18 de setembro de 2014

Sobre: Os males do século

Olá, querid@s!! Hoje venho trazer um post mega interessante sobre um dos “11 fatos sobre mim” em que eu falava sobre depressão, ansiedade e síndrome do pânico. Gostaria muito que vocês lessem, até porque eu fiquei dois dias fazendo pesquisas e mais um dia tomando coragem pra escrever e expor tudo isso aqui. É muito doloroso e algumas pessoas não compreendem. Mas vou fazer mesmo assim, espero que leiam!



Eu separei 10 perguntas a serem respondidas, a fim de melhorar o entendimento sobre essas doenças. As pesquisas foram realizadas em blogs e sites de psicólogos, universidades ou instituições de psicologia e as fontes estarão ao final da matéria.

Vamos lá? 





1-   O que são?
Depressão: A depressão é muito mais do que tristeza. Algumas pessoas a descrevem como “viver num buraco negro” ou ter um sentimento de desgraça constante. No entanto, algumas pessoas deprimidas não se sentem tristes por tudo, em vez disso, sentem-se sem significado na vida, como se a vida fosse vazia e apática.
Ansiedade: A ansiedade é caracterizada pela sensação difusa ou vaga de apreensão, tensão e insegurança, muito frequentemente é acompanhada de percepções físicas como palpitações, sudorese e desconfortos abdominais.
Síndrome do pânico: A síndrome do pânico, na linguagem psiquiátrica chamada de transtorno do pânico, é uma enfermidade que se caracteriza por crises absolutamente inesperadas de medo e desespero. A pessoa tem a impressão de que vai morrer naquele momento.



2- De onde surgiram?
Surgem da emoção. Não é como uma inflamação ou infecção que se descobre por exames clínicos. São conhecidas como doenças da alma.


3- Quais os sintomas?
Depressão: sentimentos de desamparo e desesperança; perda de interesse nas atividades diárias; alterações no apetite ou peso; alterações do sono; irritabilidade; auto-aversão (inutilidade e culpa); problemas de concentração; dores inexplicáveis.
Ansiedade: taquicardia; sudorese; inquietação; retenção ou frequência urinária; formigamentos nas extremidades; tontura; tremores; sensação de desmaio; vergonha; insônia; dificuldade de concentração.
Síndrome do pânico: boca seca; taquicardia; falta de ar; mal-estar na barriga ou no peito; sufocamento; tontura; sensação de tragédia, morte ou enlouquecimento.



4- Como diagnosticar?
Os diagnósticos são realizados por psicólogos que verificam a quantidade de sintomas que são relatados por seus pacientes. Estes são encaminhados a neurologistas ou psiquiatras para serem medicados.
NUNCA SEJA MEDICADO POR UM PSICÓLOGO, ELE NÃO É FORMADO EM MEDICINA E NÃO PODE ASSINAR NENHUMA RECEITA.


5- Qual o tratamento?
O tratamento depende de paciente para paciente. As pessoas são diferentes e, por isso, não existe apenas um tratamento. Deve ser realizado acompanhamento psicológico e psiquiátrico, muitas vezes acompanhados de medicamentos. Algumas dicas são: diminuir a cafeína; controlar a respiração; praticar exercícios físicos; tomar chás; enganar a mente difícil, hein?; escrever; falar a verdade; não se culpar; aprender a dizer não.



6- Tem cura?
A melhora completa é fundamental para que as recaídas sejam minimizadas. Mesmo diante do tratamento, mais de 50% dos pacientes apresentam recaídas. Porém a depressão é uma doença multifatorial (fatores biológicos, genéticos e psicossociais) então é entendível que, por ser uma doença crônica, não se possua cura total, mas diante dos tratamentos atuais pode-se vislumbrar um bom controle do quadro.
Apesar dessa informação, alguns psicólogos discordam que essas doenças sejam incuráveis.
Nota da blogueira: Li diversos artigos e há muitas posições divergentes em relação à cura. Eu acredito que há uma falsa sensação de cura, já que o doente precisa de acompanhamento psicológico mesmo quando acha que está curado.


7- Se não houver tratamento, quais as consequências?
A primeira consequência seria o surgimento das doenças psicossomáticas. O que é isso, Carol? São alterações clínicas detectáveis por exames de laboratório, ou seja, o corpo apresenta danos físicos causados pelo seu status emocional. Além disso, sem o devido tratamento e acompanhamento psicológico, pode ser que o paciente venha a se fechar e se isolar cada vez mais, chegando ao ponto de suicidar-se. A dor é tanta que a pessoa não consegue lidar com ela, chegando ao extremo de pensar que a única forma de acabar com as dores seja o fim de sua vida.



8- Como ajudar alguém com essa(s) doença(s)?
• Estar ao lado da pessoa dizendo o quanto ela é importante;
• Dê apoio através de pequenos gestos: uma mensagem, convidar para sair ou promover alguma atividade que a pessoa goste de realizar;
• Não julgue nem critique: a recuperação da depressão não é apenas força de vontade do doente para melhorar;
• Não minimize a dor do sofredor: dizer que é frescura é a mesma coisa de dizer a um amputado de uma perna que se levante e ande;
• Evite dar conselhos: cada caso é um caso e cada pessoa é diferente, reage e entende as coisas da forma como olha o mundo. Não pretenda resolver o problema por si mesmo;
• Evite fazer comparações: mesmo que tenhas passado por uma depressão, lembre-se que as pessoas e as dores são diferentes, por isso respeite a magnitude da dor do outro;
• Saiba o máximo que puder sobre as doenças;
• Seja paciente;
• Evite as seguintes frases:
 “Você precisa ver as coisas pelo lado positivo”
 “Há pessoas que estão bem piores que você” essa é a pior...
 “Eu acho que isso é tudo coisa da sua cabeça”
 “Se você se levantasse da cama e fizesse alguma coisa, ficava mais animado”
 “Você é muito sensível”
 “Por que cada pequena coisa te incomoda?”
 “Deixa de frescura, bola pra frente”
 “Não é só você que tem problemas”


9- Por que as pessoas têm vergonha de contar?
As pessoas têm vergonha de contar por achar que ninguém irá compreendê-las e ainda ouvirá críticas delas. Muitas pessoas não sabem lidar com uma pessoa depressiva e, por isso, acabam piorando o quadro do doente. Além disso, o indivíduo pode achar que está sendo inconveniente ou atrapalhando as pessoas e também fica com medo de ser vista como uma pessoa fraca e sensível seja pela sociedade ou pelos seus amigos e familiares.



10- Por que existem medicamentos? O que eles fazem?
Os antidepressivos procuram o equilíbrio das substâncias químicas naturais do cérebro. Trabalham os neurotransmissores, entre eles a serotonina, a norepinefrina e a dopamina.




Alguns famosos que sofriam ou sofrem desses distúrbios:
Renato Russo; Kurt Cobain; Santos Dumont; Ludwig Van Beethoven; Abraham Lincoln; Axl Rose (vocalist de Guns n’ Roses); Jim Carrey; Cazuza; Elvis Presley; Elizabeth Taylor; Charles Chaplin; Isaac Newton; Robin Williams (caso mais recente); Britney Spears; Cássia Kiss e outros.



Aconselharam-me a expor o problema para que me ajudasse e amenizasse os sintomas do problema. Então, de acordo com o tempo irei postar algumas coisas referentes à recuperação dessa doença já que agora pretendo voltar ao psicólogo.



Minha experiência com as doenças:
Não desejo ao meu pior inimigo. Complexo de inferioridade; baixa autoestima; falta de autoconfiança; medo de perder todo mundo; crises de sudorese, taquicardia e tonturas no meio da noite; insônia; boca seca; medo insuportável de morrer e algum tempo depois vontade incontrolável de morrer; crises de pânico; crises de ciúmes; falta de ânimo, disposição e vontade de fazer coisas que eu gosto; sensação de ser odiada por todos; vergonha de existir...
São muitas coisas, além de chorar dia e noite sem parar. Tomo três medicamentos controlados, sendo um deles tarja preta. Não posso ficar sem eles com o risco de ter crise de abstinência.
Sem contar que, às vezes, estou no meio da rua, na faculdade ou em qualquer lugar e tenho vontade de sair correndo sem rumo, sem direção. Só correr e nunca mais parar. Enfim, são muitas coisas para contar.

Agradeço muito aos que leram até aqui. Peço, POR FAVOR, que não tenham pena de mim e, sim, mandem pensamentos positivos para minha melhora!
Se possuírem alguma dúvida ou quiserem fazer alguma pergunta a respeito, estou a total disposição no que eu puder ajudar. Não tenho vergonha nenhuma de responder.
Além disso, estou aberta a discussões respeitosas e argumentativas, até porque tem muitas pessoas que discordam com tudo o que leram aqui e acham que tudo isso é frescura, falta de trabalho, de estudar e de ter o que fazer. E não é!
Esse novo mundo aqui do blog tem me tirado de dentro da depressão para fazer algo que eu AMO: ler, aprender, ensinar e contar minhas experiências.
Um agradecimento especial às blogueiras que me incentivaram a escrever tudo isso e, principalmente, a quem leu até aqui.
Um grande beijo aos que me compreendem e, aos que não o fazem, outro beijo e peço que abram a suas mentes para a realidade do mundo.  
Beijos e até a próxima!!!!




FONTES:

16 comentários:

  1. Eu tive síndrome do pânico e sei como é ruim passar por isso, muitas pessoas não acreditam ou tratam como frescura. Acabei melhorando com a ajuda de amigos VERDADEIROS que não saíram do meu lado e da minha família. Ótimo post, parabéns! Ajuda muita gente e é sempre bom ler sobre :) beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é muito bom, ter pessoas que amamos por perto é muito bom!
      Muito obrigada pelo apoio!
      Beijosss

      Excluir
  2. Oi Carolina!
    Não pude deixar de me identificar com vários sintomas. Principalmente da ansiedade.
    Eu estava entrando em depressão e imagino pelo que você passa, eu via os sintomas claramente, mas não me abria com ninguém. E foi exatamente o blog e os livros que me ajudou, foquei totalmente nessas duas coisas e comecei a melhorar.
    Você deveria trazer mais post sobre o assunto.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  3. Pois é, tem alguns anos que tenho isso, mas só venho tratando com medicação, mas nenhum acompanhamento psicológico!
    Mas vai tudo melhorar, assim espero!
    Beijosss e obrigada pelo apoio!

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Primeiro parabéns pela sua coragem em compartilhar sua história! Depois de ler este texto espetacular só me resta desejar muita sorte na sua caminhada!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, você nem imagina o quanto isso me ajuda!
      Volte mais vezes, florzinha!
      Beijos!

      Excluir
  5. Eu sou muito ansiosa mas só fico assim quando é algo tipo: apresentação, entrar em alguma sala que nunca fui, ir a algum evento entre outros.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tipo de ansiedade é normal, minha flor, mas a que eu sinto são sintomas horríveis sem ter nenhum motivo!
      Beijo, volte sempre!

      Excluir
  6. Oi Carolina , é meio complicado falar desse assunto por falta de conhecimento de causa , mas eu compreendo que há muito mais no coração das pessoas do que o que elas realmente expoem e imagino o quanto deve ser difícil lidar com algo que poucos compreendem .

    Abraços flor
    Carol | http://dezenove--primaveras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente muito difícil e muito dolorido... Mas mesmo assim acredito que posso ficar boa!
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  7. Oi!
    Minha irmã teve depressão, e foi muito difícil aqui em casa!
    Imagino o que você passa!
    E é verdade que muita gente nao compreende, acha que é bobagem e tal!
    Muito boa a sua iniciativa de falar sobre isso a partir da sua experiência!
    Vou torcer pra você se recuperar, e vou estar sempre aqui no seu blog te acompanhado!

    Beijos
    http://www.cantinhodanike.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ler isso, Monike! Muito obrigada e volte sempre
      Um grande beijo

      Excluir
  8. Depressão sempre é algo muito dificil de se lidar. Muitas pessoas acham até que isso é uma bobagem
    mas é algo super serio!
    http://descrevendonuvens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei esse post, não tenho depressão. Mas, infelizmente, a minha mãe sofre desse mal. É horrível vê-la não querendo comer, deitada e só chorando. Tendo que tomar diazepan pra conseguir dormir. Me sinto impotente sabe?! Eu não acho que tenha cura, como você disse acho que é existe uma falsa sensação que sim.

    Depressão é doença tão séria, e tem gente que desdenha tanto né? No aguardo por um dia as pessoas compreenderem do que realmente se trata essa doença.

    Muito bacana da sua parte mostrar esse lado, seu, por mais difícil que seja. Você é forte, parabéns por isso. Força viu?!
    Coisa grita rs ^^

    Beijos

    As minhas leituras - Lendo e Apreciando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, fiquei realmente emocionada lendo esse texto! Muito obrigada por essa força e realmente é muito difícil lutar contra essa doença! Mas eu vou vencê-la! Muito obrigada pela força. Grande beijo

      Excluir

→ Se for seguir o blog, me avise o mais rápido possível pra que eu possa retribuir!
→ Deixe o link do seu blog para que eu possa visitá-lo
→ Volte sempre ♥

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger