28 de agosto de 2014

Sobre: Nova regra ortográfica

Olá, leitores!
Na última terça feira minha professora de morfologia solicitou uma pesquisa sobre a Nova Regra Ortográfica para simplificar o português. Achei algumas pesquisas e acredito que seja interessante passar a informação à diante. Ainda não tenho argumentos sólidos para tomar uma posição, ainda tenho que estudar bastante sobre o assunto.






Essa nova regra foi encabeçada pelo Senador Cyro Miranda com o objetivo de deixar a língua portuguesa mais simples. A proposta seria extinguir as letras que nós não pronunciamos e também trocar algumas letras devido ao som que produzem.
Para facilitar o ensino e aprendizado da língua, a proposta é de que o “h” na frente de palavras seja extinto – “homem”, por exemplo, seria escrito “omem”, “hoje” seria “oje”, dentre outros.
Outro ponto do projeto propõe que o “ch” dê lugar à letra “x”, o dígrafo “qu” também poderia desaparecer, o “s” e o “z” apareceriam para representar seus próprios sons e o hífen também deveria ser extinto. Daí “queijo” seria “qeijo”, chave seria “xave”, casa seria “caza” e “excesso” seria “eseso”.



A comissão de Educação do Senado conta com a coordenação dos professores Ernani Pimental e Pasquale Cipro Neto, que buscam sugestões de profissionais da área da educação através do site Simplificando a Ortografia.
Segundo Ernani, “Quase ninguém sabe a ortografia em nosso País. Encontrar quem saiba usar hífen, j, g, x, ch, s, z, é algo raro. Até professores precisam recorrer a dicionários para confirmar como se escreve uma palavra ou outra, de tão complexo que é o nosso sistema.” 
O senador afirma que serão realizadas videoconferências de professores de Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde antes do projeto entrar em fase de aprovação. As mudanças visam unificar as regras de idioma do Brasil, simplificando e acelerando o aprendizado da gramática, o que renderia ao país a economia de R$ 2 bilhões por ano.



O que mudaria?
Há uma lista de palavras que sofreriam mudanças coma nova reforma ortográfica proposto fornecida pelo site do Senado:
Homem – Omem
Hotel – Otel
Hoje – Oje
Humor – Umor
Harpia – Arpia
Harpa – Arpa
Guerra – Gerra
Guitarra – Gitarra
Chá – Xá
Flecha – Flexa
Macho – Maxo
Analisar – Analizar
Blusa – Bluza
Exemplo – Ezemplo
Exuberante – Ezuberante
Êxito – Êzito
Exigente – Ezigente
Exame – Ezame
Executar – Ezecutar
Existir – Ezistir
Amassar – Amasar
Açúcar – Asúcar
Moço – Moso
Pescoço – Pescoso
Auxílio – Ausílio
Asa – Aza
Brasília – B razília
Base – Baze
Paralisar – Paralizar
Avisar – Avizar
Música – Múzica
Meses – Mezes
Deuses – Deuzes
Pegajoso – Pegajozo





E você? O que pensa a respeito?

Um ótimo dia, galera ♥

4 comentários:

  1. Ooooiii Carol, vim aqui visitá-la! E também agradecer pela visita no site da Rua Direita, um site de Portugal! Bem, discordo plenamente dessa mudança, acredito que seja desnecessário. Há tantas coisas para se preocuparem e justamente com isso estão movendo os pauzinhos...eeeiitaaa Brasil que nunca cresce! Um beijo e amei seu blog...já curti sua página e estou seguindo-a!
    www.ruadireita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, muito obrigada pela participação! Eu também achei um absurdo, ainda mais porque nossas palavras não vieram do acaso, elas têm um processo de formação!
      Obrigada, vou continuar lendo o seu todo dia. Um beijo grande!

      Excluir
  2. Ola querida! Vim retribuir a sua visitinha.
    Meu Deus quanta mudança. Mas descordo pq ja é dificil escrever portugues, imagina se muda agora!
    Tem lei pra tudo, so nao tem lei pra delinquencia.
    Mas parabéns pela sua iniciativa. Amei o seu blog e ja to inscrita.
    bjsssss

    http://marlindacanonico.blogspot.it/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! É, minha professora tinha comentado e, quando li, achei super interessante passar a informação! Nossa língua tem todo um processo de informação, não pode ser alterada do nada... Obrigada pela participação, volte sempre ♥

      Excluir

→ Se for seguir o blog, me avise o mais rápido possível pra que eu possa retribuir!
→ Deixe o link do seu blog para que eu possa visitá-lo
→ Volte sempre ♥

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger